Abono Natalino Bolsa Família 2024 – Com a chegada de um novo ano e com diversas comemorações que se aproximam, muitas despesas vêm junto com todas essas comemorações, neste momento os impostos e gastos tendem a ser bem altos. Pensando nisso, o Governo Federal fornece o Abono Natalino Bolsa Família 2024 aos beneficiários do programa que torna o final de ano de diversas famílias que vivem em situação de desigualdade social, extrema vulnerabilidade financeira mais agradável.
Para tirar suas dúvidas sobre quando receber seu benefício, confira mais sobre o calendário bolsa família 2024.
Conteúdo do Artigo
O que é Abono Natalino?
O abono natalino é concedido como se fosse um décimo terceiro salário, pago a famílias de baixa renda que possuem cadastro no programa Bolsa Família, esse benefício é exclusivo do cidadão paraibano, o qual é sustentado pela Secretária de Desenvolvimento Humano da Paraíba (SEDH).
Todo beneficiário cadastrado no programa recebe um valor não muito alto, mais ainda sim ajuda a complementar a renda familiar com os gastos obtidos no final do ano, proporcionando assim um ano novo e um natal mais justo e digno para essas famílias mais carentes.
Como Funciona o Abono Natalino Bolsa Família?
Hoje é um grande número de famílias cadastradas e beneficiadas com o programa, o mesmo funciona em duas diferentes etapas, onde a primeira parte é paga no dia 02 de dezembro através do banco postal dos correios.
Os pagamentos do abono natalino estão esquematizados através de tabelas de pagamento, a qual leva em consideração o número do NIS, o mesmo é utilizado para verificar as datas de recebimento do benefício.
Quem tem direito ao Abono Natalino?
O benefício é pago exclusivamente para famílias de baixa renda do Estado da Paraíba, benefício este exclusivo do programa bolsa família, vale ressaltar, que famílias contemplas em outros estados e regiões não tem direito ao Abono Natalino.
- Veja também sobre o Calendário do Bolsa Família para maiores informações sobre o benefício.
Valor do Abono Natalino Bolsa Família
Cada integrante da família contemplado com o programa bolsa família 2024 recebe R$32, além do valor concedido ao Bolsa Família, dessa forma, esse valor ajuda no orçamento de famílias mais necessitadas.
Como Receber o Abono Natalino Bolsa Família?
Para ter direito ao abono natalino a família terá que ir até a agência dos correios mais próxima a sua residência, os pagamentos serão pagos conforme o último número do seu NIS (Número de Inscrição Social), por isso é extremamente importante verificar o cronograma de pagamento do programa.
O atendimento ao cidadão funciona de segunda a sexta feira, são milhares de famílias contempladas em todo o Brasil e vive em situação de desigualdade social.
O programa bolsa família é um dos programas que atende muitas famílias carentes no mundo inteiro, através do benefício concedido pelo o Governo Federal essas famílias conseguem garantir um sustento mais digno, dessa forma, as famílias conseguem obter ainda de maneira escassa acesso à educação, alimentação e saúde.
Devemos lembrar que para a família continuar recebendo benefício do programa é necessário se enquadras em alguns requisitos, um deles é manter as crianças estudando, dessa forma, essas crianças recebem educação e conseguem ter suporte para buscar um futuro melhor, é preciso anualmente também manter o cadastro do bolsa família ativo e atualizado para continuar recebendo essa ajuda financeira do programa.
Municípios que Recebem o Benefício?
Tem direito a receber o Abono Natalino as famílias em situação de carência que residem nos seguintes municípios da Paraíba:
- São Miguel Taipu;
- Santa Helena;
- Matureia;
- Cachoeira dos Índios;
- Fagundes;
- Santana dos Garrotes;
- Itatuba;
- Cuitegi;
- Nazarezinho;
- Livramento;
- Salgadinho;
- Barra de São Miguel;
- São José dos Cordeiros;
- Nova Olinda;
- Gurinhém;
- Santa Terezinha;
- Arara;
- Cacimba de Areia;
- Monteiro;
- Igaracy;
- Lagoa;
- Entre outros.
Como Fazer o Cadastro no Bolsa Família
Como todos já sabem, o Programa Bolsa Família beneficia milhões de famílias carentes e em situação de vulnerabilidade em todo o país. É através desse benefício que as famílias tem a chance de sair da pobreza e de superar a desigualdade social, tendo um melhor acesso a saúde, educação e alimentação.
No entanto, para que seu grupo familiar possa participar do programa, é preciso de enquadrar em alguns requisitos de participação do benefício. Caso a família cumpra todos os requisitos, a mesma irá receber um valor determinado a sua família por mês, valor esse que ajudará no seu sustento.
Devemos levar em consideração que nem toda família recebe o mesmo valor, para determinar quanto cada grupo familiar irá receber, é levado em consideração a renda mensal da família e assim, realizado o cálculo.