Bolsa Família

Como se cadastrar no Bolsa Família 2022?

Como se cadastrar no Bolsa Família 2022? – O Programa Bolsa Família 2022 é um dos principais programas sociais do governo, que beneficia milhares de famílias, em condição de pobreza e extrema pobreza, incentivando que as crianças frequentem a escola, sendo assim um dos maiores programas de transferência de renda direta do país.

Esse programa visa combater a desigualdade social e a pobreza, criado no ano de 2003, sendo a Caixa Econômica Federal a instituição bancária responsável pelo pagamento do benefício, que é creditado mensalmente para as famílias.

Como Cadastrar o Bolsa Família 2022
Como Cadastrar o Bolsa Família 2022

Cadastro no Bolsa Família

Para poder ser beneficiário do programa é necessário se inscrever, desde que a família esteja dentro dos requisitos obrigatórios para o programa. Os valores da mensalidade do calendário bolsa família 2022 dependem da quantidade de filhos de cada família e de sua renda salarial máxima.

O processo de cadastramento não é complexo, e a família pode buscar por ajuda em um Centro de Assistência Social caso tenha alguma dúvida ou precise de auxílio para realizar a sua inscrição.

Requisitos para a Inscrição Bolsa Família

Para que a família esteja apta a se inscrever no programa bolsa família 2021 é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Ser família em situação de pobreza, com gestante ou crianças e adolescentes, que tenham entre 0 e 17 anos;
  • Estar inscrito no programa CadÚnico, usado para participar de programas sociais do governo;
  • Famílias em situação de extrema pobreza, independente da composição familiar.

Além disso, nos casos onde há gestantes, é necessário que essas gestantes estejam realizando o pré-natal de forma correta, com risco de desligamento do programa caso não cumpram este requisito. Já para as famílias que possuem crianças e adolescentes, é necessário que eles estejam matriculados em uma escola, e tenham frequência escolar mínima de 85%.

Como se cadastrar no Bolsa Família

Para se cadastrar no Bolsa Família é necessário que um responsável pela família:

  • Procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou pela prefeitura de sua cidade, pedir para se cadastrar no Cadastro Único do Governo Federal, necessário para participar dos programas sociais do governo.
  • No dia do cadastro, apenas um membro da família precisa ir até o CRAS, e será o responsável pelo cadastro da família. O processo de cadastro demora em torno de uma hora, e basta levar RG e CPF.
  • Após o cadastro no CadÚnico, no próprio CRAS a família é inscrita no bolsa família, e a seleção das famílias que serão beneficiadas é feita pelo Ministério da Cidadania.

Documentos necessários para se inscrever

Para se inscrever no Cadastro Único e no Bolsa Família é necessário comparecer ao CRAS portando os seguintes documentos:

  • Documento de identificação, seja RG, CNH ou certidão de nascimento (para menores de idade que não possuem RG);
  • Carteira de trabalho dos membros da família que são maiores de idade;
  • Título de eleitor;
  • Certidão de casamento (caso o indivíduo seja casado).

Esses documentos devem ser apresentados para todos os membros da família. Caso a assistente social julgue necessário, ela poderá solicitar outros documentos no momento da inscrição, que poderão ser apresentados posteriormente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *