Numa era tão moderna é essencial a comunicação entre as pessoas, não é verdade? De fato todo o tipo de comunicação é de extrema importância. No entanto, nem todas as pessoas têm condições financeiras de ter em casa algum aparelho de comunicação, como o telefone fixo, por exemplo. Com isso em mente o governo federal criou um programa que visa ajudar justamente essas famílias mais carentes que não têm condições financeiras de ter um telefone em casa, o chamado Telefone Popular. Também conhecido como Telefone Bolsa Família – por estar atrelado ao CadÚnico 2024, mesmo cadastro usado por quem recebe o programa assistencial – o Telefone Social o Bolsa Família apresenta tarifas especial bem baratas em um telefone pré-pago.
Se você ainda não conhece ou deseja obter mais informações é só continuar a sua leitura que no artigo de hoje você encontra tudo o que precisa saber sobre essa novidade.
Conteúdo do Artigo
O que é o Telefone Bolsa Família?
Como mencionamos acima o Telefone Popular, também conhecido como Acesso Individual Classe Especial (AICE) é um programa que visa oferecer os serviços de telefonia fixa para as famílias mais carentes com uma condição e taxa reduzida, especial para as famílias mais carentes, como aquelas inscritas no programa Bolsa Família 2024.
Com essa contratação a família paga uma taxa entre R$ 13,00 e R$ 15,00 por mês e pode desfrutar de 90 minutos para fazer ligações à vontade para telefones fixos apenas. Caso o mesmo deseje fazer ligações para telefones celulares será necessário então uma nova recarga.
Dentre as várias vantagens do Telefone Popular estão:
- Assinatura reduzida;
- Maior facilidade do pagamento – podendo ser até mesmo parcelado;
- Maior controle dos gastos – afinal existe um limite de 90 minutos para ligações fixas locais e, no caso de outras ligações será necessária uma nova recarga, com custos.
Como Conseguir o Telefone do Bolsa Família
Para solicitar o Cadastro Bolsa Família 2024 do telefone popular é necessário que um dos responsáveis pela família esteja inscrito no Cadastro Único. Caso a mesma ainda não esteja inscrita no Cadastro Único é necessário procurar a prefeitura da cidade para fazer o mesmo.
Depois disso é só entrar em contato com a Concessionária de Telefonia (Brasil Telecom, CTBC Telecom, Oi, Telefônica, Sercomtel) da sua região informando o Número de Inscrição Social e o CPF. Logo em seguida essa Concessionária irá analisar a sua solicitação e, caso você preencha os requisitos a mesma irá te proporcionar o serviço telefônico pelo programa.
É possível ter mais que um Telefone Popular por residência?
Uma dúvida entre as pessoas é se pode ter mais que um programa por residência, a resposta é sim. No entanto, isso só pode ocorrer se estiver dentro de alguma das seguintes situações:
- Famílias convenientes – quando 2 ou mais famílias moram na mesma casa mas não dividem as despesas.
- Domicílio coletivo – quando trata-se de um estabelecimento ou então de uma instituição onde moram vários grupos familiares distintos.
Telefones das Concessionárias
Se você está interessado nesse benefício e já está inscrito no Cadastro Único basta então entrar em contato com uma concessionária. Abaixo você encontra os números de algumas dessas concessionárias que trabalham com esse programa:
- 10312 – CTBC Telecom
- 10314 – Oi Região 2 (antiga área de atendimento da Brasil Telecom)
- 10315 – Telefônica
- 10331 – Oi Região 1
- 10343 – Sercomtel