Outros

Cartão Cidadão 2022

Um dos mais importantes documentos para o trabalhador brasileiro de baixa renda é o Cartão Cidadão 2022. Esse documento, emitido pela Caixa Econômica Federal, permite ao trabalhador sacar uma série de benefícios sociais, permitindo que esse alcance a plena cidadania. O Cartão Cidadão 2022 é um documento gratuito, que pode ser solicitado por qualquer cidadão brasileiro com cadastro no PIS.

Cartão Cidadão Caixa
Cartão Cidadão Caixa

Por isso, todo é qualquer cidadão brasileiro que trabalha de carteira assinada pode ter esse cartão para consultar extratos, saldos e valores disponíveis dos seus benefícios sociais para saque – incluindo o bolsa família 2022.

O Governo Federal implanta constantemente diversos facilitadores que auxiliam os trabalhadores juntos aos benefícios sociais.

O que é Cartão Cidadão?

Cartão Cidadão é um cartão magnético emitido pela a Caixa Econômica Federal a fim de facilitar o trabalhador a ter informações e sacar os benefícios destinado aos mesmos em conta, sendo assim o trabalhador não precisa enfrentar filas gigantescas para consultar o sacar o seu benefício.

Com o cartão cidadão, você terá direito de consultar o saque e sacar os seguintes benefícios sociais e trabalhistas nas agências da Caixa Econômica Federal e postos de atendimento conveniados:

Dentre todos os benefícios citados o cartão cidadão também oferece segurança ao beneficiário para realizar as transações bancarias, pois o procedimento pode ser realizado somente com a utilização da senha única pessoal é de uso intransferível.

Como Emitir o Cartão Cidadão?

O cartão cidadão é um cartão magnético exclusivo da Caixa Econômica Federal, por isso o mesmo pode ser solicitado em qualquer agencia da Caixa, ou se preferi pode ligar para o portal do 0800 726 0207, após a solicitação o cartão demora em torno de 15 dias para se emitido.

O cartão solicitado através do portal de atendimento será enviado diretamente para a residência do beneficiário, ou se for solicitado na agencia da Caixa o cartão só poderá ser retirado na mesma, ao receber o cartão será necessário o desbloqueio que pode ser realizado em qualquer agencia da Caixa, aonde no ato da solicitação será cadastrada uma senha de uso pessoal.

Atenção: Só é possível emitir o cartão cidadão se o trabalhador tenha algum benefício a receber. O cartão não será liberado para cidadãos que não tenham cadastro em nenhum benefício social ou trabalhista.

Documentos necessários

Para emissão do seu cartão cidadão, basta ter em mãos alguns documentos básicos de identificação:

  • RG – ou qualquer outro documento de identidade com foto;
  • CPF;
  • Número do PIS – presente na carteira de trabalho.

O procedimento do cartão cidadão é realizado como qualquer outro cartão bancário, por isso tanto a senha quanto o cartão são pessoais e de uso intransferível.

Por isso em caso de perda, roubo e furto do cartão você deve entrar em contato com a central de atendimento ao cliente Caixa Econômica Federal, onde a mesma tomará medidas administrativas para bloquear o seu cartão e solicitar um novo para você, é extremamente importante informar o que aconteceu com o cartão pois pessoas de má fé podem encontra-lo é fazer uso do mesmo.

Através do cartão você pode realizar o saque dos seguintes benefícios em agências da Caixa:

  • PIS;
  • FGTS;
  • Seguro Desemprego;
  • Bolsa Família e;
  • Outros Benefícios Sociais.

No cartão vem escrito o seu nome e o número do seu NIS – Número de Inscrição Social.

Como Desbloquear o Cartão Cidadão

O desbloqueio do cartão cidadão deve ser feito no atendimento da Caixa Econômica Federal, ou no caixa eletrônico do banco com auxílio de um atendente. No ato do desbloqueio, o trabalhador deve cadastrar uma senha para o documento. Para desbloquear o seu cartão, será necessário apresentar:

  • Um documento de identidade com foto (RG, CNH, CTPS, Identidade Militar ou passaporte.
  • Termo de responsabilidade – pode ser solicitado e assinado no próprio local.

Porque tudo é vinculado a Caixa?

A caixa econômica federal é o banco responsável em repassar todas as verbas do Governo para os beneficiários, as verbas que estão repassadas são benefícios do Governo nomeado como programa sociais, a Caixa é um dos maiores bancos responsável em fazer isto, por isso todos os programas e benefícios Governamentais é vinculado a ela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *